Santander lidera queixas entre os maiores bancos

O Santander é o campeão no ranking de reclamações de clientes ao Banco Central, no quarto trimestre de 2019, entre os cinco maiores bancos de varejo do país. No período, o índice de queixas registrado pela empresa espanhola foi de 22,94. Perdeu só para Bradesco, Caixa, Itaú e BB.


As reclamações no BC contra o Santander são pela oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados às operações de crédito. Tudo resultado do quadro insuficiente de bancários nas agências, sobrecarga, assédio moral, cobranças por metas e falta de condições de trabalho.


Injustificável para o banco que, somente nos nove primeiros meses de 2019, lucrou R$ 10,824 bilhões. Os correntistas também se queixam de irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas ao cartão de crédito e de débito, internet banking e ATM.


O acúmulo de funções dos funcionários, mais cobrança, responsabilidades e treinamento insuficiente sem dedicação exclusiva também prejudica e o Santander responsabiliza o bancário. E deve piorar este ano, pois a meta de crescimento do lucro no ano é de 30% e as contratações e promoções estão paralisadas.