Pesquisa revela que 20% optam por bancos digitais 

Anunciados como sem agências e sem filas, os bancos digitais prometem resolver quase tudo online. Quase 20% da população já têm uma conta em uma instituição neste formato. Apesar de toda comodidade ofertada, o consumidor é o responsável por administrar a conta. 


Entre os que usam o banco tradicional, 68% preferem realizar as operações pela internet, segundo pesquisa recente da Toluna Insights. Mesmo assim, tem cliente que prefere ir a agência física, o atendimento humanizado, o cara a cara com o bancário de confiança. Ou simplesmente não tem acesso ou não entende a tecnologia. 


O levantamento destaca ainda que os brasileiros da geração Y e Z são os que mais aderem aos bancos digitais, sendo que 21% possuem a conta principal nesta modalidade. Soluções na palma da mão e isenção de algumas taxas, como a de manutenção da conta e tarifas sobre transferências eletrônicas contribuem.


Estudo da consultoria Kantar identificou que apenas 9% das pessoas que já são clientes de algum banco digital tem adesão aos chamados neobancos (aqueles que já nascem digitais), a exemplo do Nubank, Banco Inter, Neon e outros.