Maioria dos brasileiros não conseguirá pagar dívidas 

Reflexo de uma política incapaz de gerar ganho real ao trabalhador, os brasileiros não vão conseguir quitar as dívidas no início do ano. Segundo pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil, somente 11% dos entrevistados têm condições de pagar contas básicas, incluindo material escolar.


O levantamento informa que, para ficar em dias com as contas como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e despesas escolares, como matrícula e material, 89% dos entrevistados terão que acionar uma reserva financeira ou economizar para estar em dias com boletos.


Outro dado revelado é que 22% das pessoas não planejaram como fariam parar pagar as contas clássicas do início do ano. Somente 26% dos entrevistados reduziram gastos nas festas e nas compras de Natal para conseguir pagar as despesas.


Somente 21% dos entrevistados guardaram parte do 13º salário para não entrar o ano no vermelho. Apenas 17% das pessoas conseguiram montar uma reserva ao longo do ano passado para cobrir os gastos no futuro. Para outros 14% a saída para manter as contas em dia será fazer uma atividade extra ou algum bico.