Funcef não faz nada sobre fim de convênio com INSS

O ano começou repleto de preocupações para os participantes da Funcef.  Com o fim do convênio com o INSS, anunciado no início de dezembro, a Fundação não fez nenhum movimento para reverter a decisão de manter o adiantamento do Instituto, como era feito desde 1977.


Agora, os benefícios concedidos a partir de 1° de janeiro serão pagos diretamente pelo banco. Para os trabalhadores já aposentados, a mudança acontecerá em março. 


Os empregados estão preocupados e exigem que a Funcef tome alguma providência, pois a decisão traz inúmeros prejuízos. A necessidade de fazer prova de vida presencialmente, correndo o risco de perder o benefício se não for notificada, é um exemplo. No caso da Caixa, o procedimento tem que ser presencial, mas em outros bancos pode ser feita no autoatendimento. 


Segundo a Previ, o fim do convênio também prejudica os funcionários do Banco do Brasil, visto que o acordo beneficiava todos os envolvidos. Mas, ao contrário da Funcef, a postura da entidade foi outra. Em comunicado, afirmou ter se reunido com o INSS para tentar reverter a medida.