Janeiro Branco foca na saúde mental das pessoas

Com o objetivo incentivar a conscientização da importância de cuidar da saúde mental, a campanha Janeiro Branco alerta para o início de um ciclo de forma mais sadia, tanto emocional quanto psicológica. A iniciativa existe há cinco anos e promove a discussão sobre o tema em todos os espaços, inclusive nos locais de trabalho. 


Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo. De acordo com estudo da Vittude, plataforma online voltada para a saúde mental, 37% das pessoas sofrem com estresse extremamente severo, 59% estão em estado extremamente severo de depressão e 63% com severa ansiedade. 


Os números refletem a realidade do dia a dia de cobrança no trabalho. Prova disto é que 20% dos empregados ativos trabalham sob forte pressão emocional, comprometendo a saúde física e psíquica. O levantamento também mostrou que 49% dos trabalhadores brasileiros já tiveram crises de ansiedade e 44% afirmam ter sofrido com o esgotamento mental por conta do estresse profissional.