Dia de Luta contra desmonte na Caixa dia 13

Em meio aos constantes ataques do governo Bolsonaro à Caixa, os empregados e entidades sindicais estão mobilizados. Na próxima segunda-feira (13/01), realizam Dia de Luta contra as medidas de fatiamento, com a venda das partes lucrativas do banco, e a retirada de direitos dos trabalhadores.


A mobilização vai acontecer em todo o país e marca o 159° aniversário da Caixa, comemorado 12 de janeiro. O Sindicato dos Bancários da Bahia também participará dos atos. É fundamental a participação dos empregados e de todos que defendem o único banco 100% público do país, a fim de impedir o fatiamento das principais e mais rentáveis áreas da empresa.


É através de setores como loterias, seguros e os cartões, a população consegue realizar o sonho da casa própria, de ter acesso à faculdade com o Fies e crédito mais barato. Além disso, a Caixa ainda oferece recursos para o Minha Casa Minha Vida e parte do valor arrecadado com as loterias é aplicado no esporte, na cultura e na segurança nacional.


Com Bolsonaro, o processo de desmonte da Caixa começou com a venda de ativos do banco. E, pelo menos para o primeiro semestre deste ano, já está confirmada a venda da Caixa Seguridade. 


O Dia de Luta também é decisivo para os empregados da Caixa que vem sofrendo constantes ameaças, como com a reestruturação anunciada no final do ano passado. A medida prevê alterações nas funções de caixa, tesoureiros e gerentes de relacionamento PF e PJ e ainda incluiria a aplicação da verticalização a todos os gerentes.