Sindicato na luta em defesa do Cesat 

Os trabalhadores do CESAT (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador) e da DIVAST (Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador) estão sendo ameaçados de transferência. O Sindicato dos Bancários da Bahia e outros sindicatos participaram de reunião, nesta segunda-feira (09/12), com o objetivo de traçar estratégias para conscientizar a sociedade da importância dos órgãos para a saúde do trabalhador.


Na oportunidade, as entidades destacaram como fundamentais a necessidade de maior investimento com o quadro de pessoal e a garantia de permanência do Cesat no Canela, onde o atendimento está consolidado há anos. Criado há 31 anos, o órgão visa atender as necessidades de assistência e prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho na Bahia.


A transferência do local pode gerar descontinuidade de atendimentos e pulverizar a relação da saúde do trabalhador com os demais órgãos da saúde estadual, resultando no descompasso na organização. Uma manifestação contra a possível venda do imóvel que abriga a CESAT/DIVAST foi marcada para esta sexta-feira (13/12), na frente da sede da unidade, Canela.