Brasil pode levar mais de 10 anos para se recuperar

A grande mídia espalha que o país está voltando a crescer e os empregos começam a aparecer. O governo comemora. Mas, é tudo uma grande farsa. Se a economia continuar com desempenho fraco, quase que insignificante, o país vai levar ao menos 10 anos para recuperar o nível de postos de trabalho que havia antes da crise, impulsionada pela extrema direita brasileira.


O Brasil tem hoje pouco mais de 12 milhões de desempregados. Uma taxa de 11,6%. O setor que reage melhor é o de serviços, cerca de 60% das vagas abertas. Embora o número tenha apresentado ligeira queda, não dá para comemorar. A maioria dos empregos gerados é sem carteira assinada, ou seja, sem direitos. 


A tendência é continuar assim. A informação é do Diesse. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico aponta baixa qualidade nos empregos gerados no país depois da reforma trabalhista e a flexibilização das regras, que desprotegem o trabalhador. 


Segundo o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o Brasil está saindo da crise de forma mais lenta do que o restante do mundo. Mesmo que a economia volte a crescer 3% ao ano, os empregos não responderão na mesma velocidade em decorrência das novas dinâmicas. A tendência, explica ele, é que o país tenha postos de trabalho mais frágeis, com o trabalho intermitente, a terceirização, a 'pejotização'.