Nova negociação sobre MP 905 nesta terça-feira

Apesar de os representantes da categoria terem conquistado a suspensão dos efeitos da Medida Provisória 905, as negociações para acertar a vigência e a assinatura do acordo definitivo continuam. Nesta terça-feira (10/12), o Comando Nacional dos Bancários retoma as negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) sobre o aditivo para impedir a aplicação das novas regras para os empregados. O encontro será em São Paulo.


Editada pelo governo Bolsonaro no dia 11 de novembro, a MP 905 amplia a jornada de trabalho dos funcionários de 6h para 8h e permite a abertura das agências aos sábados, domingos e feriados. Além disso, autoriza a negociações da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) diretamente entre patrão e empregado, sem a intermediação dos sindicatos.


Os efeitos da medida foram suspensos graças às negociações realizadas no dia 26 de novembro. Após quase 10 horas de discussões, o Comando conseguiu garantir a manutenção dos direitos para os trabalhadores. A luta, portanto, continua. 


Para alertar a categoria sobre os prejuízos da MP 905, o Sindicato Bancários da Bahia realizou manifestações nas agências do Estado. É fundamental que todos fiquem atentos e mantenham a mobilização para defender os direitos de todos os trabalhadores afetados por esta decisão absurda do governo. Até a assinatura do documento, os efeitos da medida continuam suspensos.