Cadastro no SUS válido até o fim deste mês

Aqueles que ainda não se cadastraram no SUS (Sistema Único de Saúde) devem correr contra o tempo. É que, de acordo com os rumores, o governo Bolsonaro deve cortar as verbas federais destinadas ao sistema, considerando apenas o número de cadastrados no programa e não mais o total da população. 


Ao que tudo indica, o contingenciamento deverá entrar em vigor em 1° de janeiro de 2020, através da Portaria 2.979/2019, do Ministério da Saúde, que visa a transferência de repasses financeiros aos municípios com base na população cadastrada apenas pelas equipes de Saúde Família e de Atenção Primária. Ou seja, nem mesmo os cadastros realizados nos postos de saúde serão válidos na contagem dos recursos, considerando apenas o número de cadastros realizado pelas referidas equipes.


O resultado disso é menos recurso para o município e mais problema para a população, visto que as entidades ficarão com cada vez menos recursos para ampliar a equipe do Saúde Família e garantir mais atendimentos aos dependentes do SUS.