Comida pode ficar mais cara com a venda do BB 

O governo Bolsonaro estuda vender o Banco do Brasil. Tudo na moita. Mas, é bom o brasileiro ficar atento, porque a privatização, além de prejudicar projetos na agricultura, educação e saúde, vai pesar no bolso. A tendência é o preço dos alimentos ficar ainda mais salgado.


A alta da carne bovina, do porco e do frango é apenas o começo. O BB é responsável por 70% da carteira de crédito rural. Por isto, o aumento pode atingir toda cesta básica do brasileiro. Os dados são do Dieese. 


Toda cadeia produtiva da agropecuária pode ser prejudicada. O financiamento, por exemplo, ficaria mais caro. A agricultura familiar seria inviabilizada com a alta do custo da produção. Ou seja, seria repassado para os preços dos alimentos consumidos pela população. Quem vai pagar a conta pela política de redução do Estado, no fim das contas, é o povo. Como sempre. 


Vale destacar que os bancos privados nunca tiveram interesse no desenvolvimento econômico e social do país. Visam apenas o lucro. Cobram altas taxas e fecham agências em cidades que não dão retorno. 


Já o BB oferece os menores custos de financiamento para os produtores rurais e, como banco público, também disponibiliza o crédito para o desenvolvimento econômico e social do país.