Notícia

[Nem os parques nacionais escapam do governo ]

Nem os parques nacionais escapam do governo 

Postado dia: 03/12/2019 - 14:56

Além das empresas públicas, os parques nacionais brasileiros, cheios de recursos naturais, podem ser entregues ao grande capital estrangeiro. Um decreto publicado nesta terça-feira (03/12) pelo governo Bolsonaro inclui os parques nacionais dos Lençois Maranhenses, Jericoacoara (CE) e Iguaçu (PR) no PPI.


O Programa de Parcerias de Investimento estuda a viabilidade de privatizações. Quer dizer, ao invés de aumentar os investimentos para preservar e impedir a degradação dos parques, o governo quer vender.


Segundo o documento, deve ser feita uma concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, "com previsão do custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão das referidas unidades".  


A medida não chega a surpreender. Basta lembrar do descaso com o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, maior floresta tropical do mundo, com um ecossistema riquíssimo e responsável por boa parte das vidas do planeta. Para se ter ideia, somente em outubro, a devastação cresceu 219% na comparação com o mesmo mês do ano passado.