Notícia

[Na batalha de ideias, comunicação é essencial]

Na batalha de ideias, comunicação é essencial

Postado dia: 02/12/2019 - 12:08

Uma sociedade bem informada pode mudar os rumos da história de um país. No Brasil, não é à toa que poucas famílias controlam os principais meios de comunicação e mostram a realidade como convém à elite brasileira. Muitas vezes distorcida quando não falsa.  


Ampliar o acesso das pessoas à informação com credibilidade é um grande desafio para as forças progressistas. Retomar as discussões na base, nas comunidades é o primeiro passo. O assunto foi um dos destaques do seminário Os desafios da comunicação nas administrações públicas, realizado dias 29 e 30 de novembro, em Salvador.


Um dos participantes, o diretor e editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil, Silvio Caccia Bava, defendeu a urgência de plataformas críticas e que apresentem narrativas diferentes àquelas impostas pelos veículos hegemônicos. Segundo o jornalista, o acesso à pluralidade de vozes e perspectivas é fundamental para o fortalecimento da organização social.


A jornalista do blog Socialista Morena, Cynara Menezes destacou que o caminho da comunicação progressista não pode ser o mesmo adotado pela extrema direita. Já a jornalista Tereza Cruvinel ressaltou que o fortalecimento da comunicação pública está diretamente ligado ao estímulo do pensamento crítico da sociedade. "Se o cidadão tivesse pensamento crítico e fosse melhor informado não teria acreditado em mamadeira de piroca nem em kit gay", concluiu. 

O seminário foi promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e contou com o apoio da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia.