Confira o que rolou no Novembro Negro do Raul

Em homenagem ao Dia da Consciência de Negra, o Sindicato dos Bancários da Bahia realizou nos dias 21 e 22 de novembro diversas atividades entre palestras, lançamento de livro, exposição, apresentações teatrais e de dança e poesias. Todas as ações com as temáticas voltadas para enaltecer a cultura negra.


No foyer do Teatro nos dois dias de evento, foram expostas as peças que compõem a mostra Africanidades, da artista plástica Cláudia Pinheiro. No primeiro dia, a abertura ficou por conta da performance teatral Mukunã – do fio à raiz, com Vika Menezes, onde foi possível refletir os enfretamentos da atriz com os cabelos crespos, e como era abordada pelos professores durante a infância. 


Logo em seguida foi realizado o debate 220 anos da Revolta dos Búzios na Bahia, com a professora Patrícia Valim, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a manifestação ocorrida e o quanto a batalha contra a marginalização do povo negro continua. Participaram do debate os estudantes do Colégio Estadual Cidade de Jequié. Durante toda a noite, foram feitas intervenções de poesia no foyer do teatro com o grupo Sarau da Onça, recitada por Sandro Sussuarana. 


Já no dia 22, a abertura da noite ficou por conta da performance de dança afro Filho de Oxum, com Athaíde Emerson. Logo depois foi realizado o lançamento do livro Ganhadores – a greve negra de 1857 na Bahia, de João José Reis. Finalizando a noite, o reggae tomou conta do teatro Raul Seixas, com o show NYAH’DUB’BINGUI, de Geraldo Cristal.