Horário estendido tem cheiro de armação

Os bancos querem a todo custo se aproveitar da Medida Provisória 905, que aumenta a jornada de trabalho da categoria para 8 horas e abre caminho para que as agências funcionem aos sábados, domingos e feriados. Agora, anunciam que parte das unidades terão horário estendido entre os dias 2 e 6 de dezembro para renegociação de dívidas dos clientes. 


Pelo comunicado, as agências devem abrir até às 20h. Devem prestar atendimento em horário especial 261 agências em todo o país. A ação faz parte de um acordo firmado entre o Banco Central e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e tem a adesão do BB, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander. 


O Sindicato está de olho e vai fiscalizar para que os bancários escalados para a jornada extra tenham todos os direitos assegurados. O Comando Nacional também já cobrou esclarecimentos à Febraban e lembra que a MP 905, editada pelo governo Bolsonaro no dia 11 de novembro e que ataca direitos da categoria, é tema de negociação. Portanto, os bancos têm de respeitar o processo negocial e não se aproveitar de uma "ação" para, aos poucos, colocar em prática a medida provisória.