Clima de insegurança no banco Santander

Clientes e funcionários do Santander estão preocupados com a retirada das portas giratórias das agências. Em Salvador, algumas agências já funcionam sem o equipamento. Preocupado com a segurança, o Sindicato dos Bancários da Bahia tem buscado apoio dos órgãos competentes para que a empresa pare com a medida e faça a reinstalação.


Paralelamente, os diretores da entidade estudam ir à Brasília solicitar ajuda dos parlamentares para que a lei 7.102/83 seja devidamente cumprida. A legislação determina que toda instituição bancária deve contar com sistema de segurança eficiente. Não é facultativo. É obrigação. 
 

Vale destacar que depois que o Santander começou a retirar as portas giratórias, algumas agências foram arrombadas. É o caso da unidade do Comércio, nesta semana. 
 

Embora não tenha registro no Nordeste, as demissões também têm chamado a atenção e o Sindicato está ligado. Em São Paulo, foram diversas demissões nesta semana. Há informações de que acontecem desligamentos pontuais em outros estados da região Sudeste. Não dá para esquecer que em 2012, nesta mesma época de clima festivo de Natal, o banco realizou demissão em massa em todo o país, inclusive na Bahia. É para ligar o sinal de alerta, para a história não se repetir.