Luta por emprego e proteção aos desempregados

Para resistir às políticas neoliberais do governo Bolsonaro, que atacam os direitos dos trabalhadores, as centrais sindicais, inclusive a CTB, estão mobilizadas. Com foco na ampliação do emprego de qualidade, na proteção ao desempregado e na política de emergência social, apresentaram proposta, nesta segunda-feira (18/11). 


Através do Programa de Inclusão Produtiva, propõem a abertura de vagas de emprego por tempo determinado, mantidas pelo poder público ou pela iniciativa privada. Todas com garantia dos direitos, interligada com a intermediação da mão de obra para atender a um público de trabalhadores desempregados.


Na proposta consta também a ampliação das parcelas do seguro-desemprego. Quem recebe três parcelas, receberia cinco. Quem ganha quatro, passaria a receber seis parcelas. Já os que recebem cinco, teriam direito a sete.


Ainda propõem política de apoio às famílias durante crise econômica, como o controle de preços dos produtos da cesta básica e do gás de cozinha, e redução dos impostos sobre os serviços públicos. As medidas emergenciais devem ser tomadas toda vez que o desemprego estiver acima dos 2 dígitos e/ou o número de trabalhadores subutilizados ultrapassar 20% da força de trabalho.