Na Caixa, o Sindicato protesta contra a MP 905 

A convite dos delegados sindicais da Caixa, o Sindicato dos Bancários da Bahia participou, nesta terça-feira (19/11), da manifestação contra a MP 905, no Edifício 2 de Julho, na Paralela. A medida provisória tenta aumentar a carga horária da categoria, além de incluir o trabalho aos sábados, domingos e feriados.


A Caixa cogitou o aumento da jornada, chegando a anunciar a alteração para 8 horas diárias, mas foi forçada a recuar depois da reunião do Comando Nacional dos Bancos e da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), no dia 14 de novembro.


Não se pode esquecer que a jornada de 6 horas na Caixa é conquista dos empregados a por meio da greve histórica de 85. A MP, que foi suspensa até a próxima negociação entre o Comando Nacional e a Fenaban, marcada para o dia 26 de novembro, é mais um ataque do governo Bolsonaro, que ignora a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e ataca somente os trabalhadores.


Outro ponto tratado foi o ar-condicionado do Edifício que tem apresentado problemas há meses, mas ainda não teve solução. Em reunião com GILOG, foi passada a informação de que o problema é complexo, envolvendo a FUNCEF, já que o prédio é de propriedade da Fundação. As peças são difíceis de encontrar no mercado, mas a GILOG tem se empenhado em resolver. 


Estiveram presentes os diretores do SBBA Aroldo Trindade e Álvaro Queiros, e o diretor da Feeb, Emanuel Souza.