Saúde e segurança na mesa com a Fenaban 

Saúde e segurança são dois assuntos extremamente importantes para a categoria, mas que muitas vezes são desprezados pelos bancos. O Comando Nacional dos Bancários senta à mesa com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) justamente para cobrar respostas sobre os temas.


Na segunda-feira da próxima semana (25/11), às 10h, em São Paulo, a reunião é sobre saúde. Diante da rotina estressante e da pressão por metas, o adoecimento entre os bancários tem sido recorrente. Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o total de trabalhadores que tiveram benefícios acidentários ou previdenciários foi de 13.297 em 2009. Já em 2017, oito anos depois, o número subiu para 17.310, elevação de 30%.


No dia seguinte, terça-feira (26/11), segurança é o tema a ser tratado. Os bancos negligenciam as agências físicas e têm investido pesado no virtual, deixando bancários e clientes à mercê da sorte. 


As empresas investem cerca de R$ 2 bilhões em sistemas de tecnologia da informação voltados para segurança. Enquanto isso, nos locais de trabalho, os funcionários ficam expostos. Na Bahia, este ano, foram registrados 32 ataques a bancos – 19 no interior do Estado e 13 em Salvador.