Comando pressiona e conquista suspensão da MP 905 

Após a negativa surpresa da Medida Provisória 905/2019, do governo Bolsonaro, que altera direitos da categoria, o Comando Nacional dos Bancários chamou reunião extraordinária com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e conseguiu a suspensão da implantação da MP, até a próxima negociação, marcada para o dia 26 de novembro. 


Durante a reunião desta quinta-feira (14/11), em São Paulo, o Comando reafirmou o posicionamento de que não aceita o trabalho aos sábados; extensão da jornada para 44 horas semanais; negociação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) sem as entidades sindicais e que desrespeite os pisos salariais da categoria, definidos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).


Na negociação, que contou a presença do presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, o Comando apresentou a proposta de construção de um aditivo à CCT, com validade até dezembro de 2020, que garanta todos os direitos da categoria e neutralize a MP em todos os pontos que prejudicam os bancários.


Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, "A MP 905 é uma aberração jurídica, ataca diversos direitos dos trabalhadores, em especial dos bancários de todo o país". Reforça ainda que é preparada uma mobilização no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares. “Reforço a importância de nos mantermos unidos”, finaliza.