Nota: presidente Augusto Vasconcelos sobre MP 905

“Essa Medida Provisória 905 é uma aberração jurídica, ataca diversos direitos dos trabalhadores, em especial direitos dos bancários de todo o país. Nós já estamos estudando medidas judiciais, já temos pareceres políticos que apontam que trata-se de um verdadeiro ataque à Constituição, e, portanto, essa MP é flagrantemente inconstitucional. No entanto, nós não podemos ficar confiando apenas em uma eventual decisão judicial. O Comando Nacional dos Bancários se reúne em caráter de urgência e tomará uma decisão unificada em todo o país para que nós possamos construir um movimento nacional de resistência à MP 905. 


É importante registrar que nós vamos precisar de todo mundo! O gerente Geral da agência, o colega que entrou há pouco tempo no banco, o colega mais experiente... Todos estão convocados para construir uma verdadeira trincheira para defender o direito às 6h de trabalho, o direito à não trabalhar sábados e domingos e assegurar a nossa PLR que também está ameaçada pela medida provisória. E é importante que todos fiquemos em alerta, para que a qualquer momento que seja convocado uma assembleia, uma mobilização, estejamos atentos para participarmos. Reforço a importância de nos mantermos unidos. 


Nós já estamos preparando uma mobilização dentro do Congresso Nacional para pressionar os parlamentares. Será necessário um trabalho de formiguinha, visitando todos os gabinetes, de cada deputado federal, independente do partido, e de todos os senadores. Óbvio, que nós já alertávamos o que poderia acontecer no Brasil com a eleição de um governo conservador, que não tem qualquer ligação com os trabalhadores, ao contrário, que enxerga nos trabalhadores a responsabilidade pela crise. Crise essa que não causamos. 


E é bom também registrar que o setor mais lucrativo da economia se aproveita do momento para tentar inserir medidas que atinge em cheio os nossos direitos, e a nossa resposta vai ter que ser com mobilização. Então fiquem atentos! Peço a todos que baixem o aplicativo do sindicato no celular, Bancários Bahia, e também acessem o nosso site www.bancariosbahia.org.br porque nós estamos publicando várias notícias ao longo do dia. O mais importante de tudo é que estejamos preparados para construir a resistência.


Essa resistência não pode ser apenas dos bancários, ela tem que ser da população em geral. Então é importante conversarmos com os clientes, com a sociedade, porque nós precisamos ampliar a nossa luta. Essa resistência não pode ser uma luta apenas dos bancários porque senão isso vai nos isolar. Então é importante que todos estejam cientes de ganhar a família, os amigos, os vizinhos... Muita gente acha que a nossa jornada de 6h é um privilégio, e que deveríamos mesmo trabalhar 8h, então precisamos convencer essa parcela da população do quanto é importante a jornada, do quanto foi difícil conquistá-la, do quanto a nossa atividade é lucrativa, e do quanto os bancos lucram em cima da exploração da nossa mão de obra. Então estejamos todos muito imbuídos no espírito de ganhar a população brasileira para estar do nosso lado em mais esse enfrentamento. 


Eu não tenho dúvidas que outras medidas que atacam os trabalhadores virão. Essa turma do Paulo Guedes e do Bolsonaro está preparada para destruir o Brasil, e não podemos ficar calados e nos omitir diante dessa situação. E nesse momento da história, a nossa geração precisa encarar o desafio de defender os direitos que nós conquistamos a duras penas ao longo de várias décadas. Estejamos juntos e unidos! Podem nos contactar através das nossas redes sociais e dos nossos caminhos de comunicação. Forte abraço para todos. Vamos vencer!”