Manifesto em defesa dos bancos públicos 

Responsável por atuar de forma enfática no desenvolvimento, os bancos públicos são duramente atacados com a atual gestão neoliberal. Contra o processo de enfraquecimento e privatizações, os Conselheiros Administrativos do Banco da Amazônia, BB, Banco do Nordeste, BNDES e Caixa, divulgaram um manifesto em defesa das empresas, patrimônio brasileiro.


Os bancos foram criados para resolver problemas estruturais da economia brasileira. Também são encarregadas por distribuir recursos e crédito entre as regiões do país e setores econômicos, já que os privados priorizam regiões e setores onde já existe uma concentração de renda maior.


Por não assumir somente a demanda do mercado, os bancos públicos são instrumentos de políticas anticíclicas, capazes de estabilizar a economia, do nível de emprego e renda. Outro ponto destacado no manifesto é a eficiência na execução das políticas de crédito, já que os bancos possuem altos níveis de governança e conformidade, além de geraren expressivos resultados financeiros para a União.