Debate sobre nova Previdência lota Sindicato 

Quando vou poder me aposentar? Quanto tempo terei de contribuir para ter acesso ao benefício do INSS? Se meu marido falecer, continuo recebendo o auxílio? Essas e outras questões foram debatidas no sábado (09/11), no Sindicato dos Bancários, Mercês. 


Bancários do Bradesco, Itaú, Santander, Caixa e Banco do Brasil fizeram questão de comparecer e tirar as dúvidas que ainda pairam sobre a categoria. Na pauta, a nova Previdência do governo Bolsonaro, que é nada mais do que um duro golpe para o trabalhador. 


Além de exigir mais tempo de contribuição (35 anos para mulheres e 40 anos para homens), a nova regra define uma idade mínima absurda para ter direito ao benefício. Os homens devem ter, pelo menos, 65 anos e as mulheres, 62 anos. Crueldade. 


Como se não bastasse, as viúvas que anteriormente recebiam 80% da média sobre os salários do falecido, agora terão direito a apenas 60% sobre o valor total. Ou seja, se recebiam R$ 2.000,00, agora passam a ganhar R$ 1.200,00. Uma redução significativa para o bolso de quem tem de pagar água, luz, telefone e alimentação, que por sinal, não estão nada baratos. 


A advogada do Sindicato, Ângela Mascarenhas, esclareceu as dúvidas dos bancários que, além de participarem ativamente, aproveitaram a oportunidade para agendar futuras discussões, a fim de tratar sobre questões particulares.