Homem tem até terça para se aposentar mais cedo 

Ainda dá tempo para os homens que ainda não têm cadastro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se aposentarem com a regra antiga, com 5 anos a menos. Bolsonaro deve promulgar a reforma da Previdência na terça-feira (12/11) e serão necessários 20 anos de contribuição para aposentadoria, diferente dos 15 exigidos hoje. 


A principal mudança para os homens é que os que já estão no mercado de trabalho e que fizeram pelo menos um pagamento para o INSS poderão se aposentar com 15 anos de contribuição e 65 anos de idade. Já para quem ainda não trabalha ou depende da informalidade e não têm cadastro no INSS, poderá se aposentar com, no mínimo, 20 anos de contribuição.


Já para as mulheres se aposentarem, o tempo de contribuição será no mínimo de 15 anos e 62 anos de idade, independentemente de já terem inscrição no INSS ou não.


Quem trabalha com carteira assinada já é segurado pelo INSS automaticamente quando é contratado no primeiro emprego. Os demais podem se tornar filiados facultativos, pagando diretamente ao INSS. 


Para se inscrever é rápido e pode ser feito pela internet. O endereço do site do INSS é www.inss.gov.br. Para garantir a regra antiga, a inscrição deve ser feita até o dia 12, mesmo que o boleto de pagamento seja gerado e promulgado após a reforma.