Negro deve ter atenção ao câncer de próstata 

No mês dedicado ao combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul, chama atenção principalmente dos homens negros. Além de serem mais susceptíveis, a doença se apresenta de forma muito mais grave quando comparada com homens brancos. Médicos recomendam o exame preventivo, principalmente após os 40 anos e com casos na família.


As razões ainda são desconhecidas, mas homens negros apresentam risco duas a três vezes mais do que o restante da população masculina, assim como tem o dobro da probabilidade de morrer por conta da doença. A ocorrência desse tipo de câncer nos homens brancos acontece em geral a partir dos 50 anos, porém em negros, se dá entre cinco e 10 anos mais cedo.
 

A dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais contribuem para diminuir o risco de incidência do tumor. Associado a diminuição do consumo de gordura animal e da prática de pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas. O uso moderado de álcool e não fumar também ajudam na prevenção.
 

Como método de prevenção, os exames que os médicos recomendam são o toque retal e a dosagem do PSA. É necessário também ficar atento aos sinais do corpo e realizar exames periodicamente. Não deixe de se cuidar.