Desempenho da indústria brasileira é muito pífio

O cenário de produção da indústria brasileira não tem gerado expectativas para o desenvolvimento econômico do país. Só neste ano, o setor já acumulou uma queda de 1,4%.


Os impactos negativos foram observados em diversos setores, como na impressão e reprodução de gravações (-28,6%), indústrias extrativas (-1,2%), máquinas e equipamentos (-2,8%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,8%) e produtos do fumo (-7,7%). Sem falar nos bens de capital, isto é, nas máquinas e equipamentos, que tiveram uma queda de 0,5%.


O quadro negativo não é nada menos do que o reflexo dos problemas estruturais enfrentados pelo governo Bolsonaro, que insiste em apostar nos setores de países externos, e minimizar o interesse competitivo para os da casa. 


Além disso, os resultados também se relacionam com o baixo consumo entre os brasileiros, que tem caído devido à falta de oportunidade no mercado de trabalho. Prova disso é que já são mais de 12 milhões de pessoas na fila de espera por uma vaga de trabalho.