No Itaú, avanços em reunião do GT de Saúde 

A reunião do GT (Grupo de Trabalho) de Saúde do Itaú terminou com sinais de avanços, nesta quarta-feira (30/10). A direção do maior banco privado do país prometeu priorizar as reivindicações apresentadas pelo movimento sindical desde 2016. 


Uma das questões diz respeito ao contracheque do funcionário afastado, zerado até que a dívida seja quitada. A direção do Itaú ficou de analisar uma fórmula para solucionar o problema. 


Não faz o menor sentido a empresa dificultar a vida financeira do trabalhador depois de um período tão difícil. Vale lembrar que a Convenção Coletiva de Trabalho contém cláusulas de antecipação salarial e do salário emergencial para que o bancário consiga arcar com os compromissos quando estiver com problemas de saúde.


Sobre o descritivo dos descontos na folha de pagamento, que tem confundido os funcionários, o Itaú se comprometeu em buscar solução via sistema. Também reconheceu problemas no processo desde o primeiro dia de afastamento, que vão da entrega de documentos até o fechamento da folha. Tudo isto contribui para a confusão nos valores. 


O banco deve apresentar o novo programa de readaptação do trabalhador na reunião, agendada para a segunda semana de dezembro.