Manifesto de conselheiros defende bancos públicos 

Diante da ameaça de pulverização dos bancos públicos federais, os conselheiros de administração eleitos pelos trabalhadores divulgaram na última terça-feira (29/10), em Brasília, um manifesto em defesa das instituições. A importância das empresas foi ressaltada por sempre exercerem um papel importante na economia do país, atuando como estabilizador econômico, além de garantir emprego e renda para brasileiros.  


Os bancos públicos também são responsáveis pela expansão da oferta de financiamentos em projetos de investimento em infraestrutura, rural e industrial. A perda das entidades significa comprometer o desenvolvimento econômico do país. 


A iniciativa inédita de união entre os conselheiros representa o repúdio coletivo às diretrizes que o governo federal tem apontado. Os princípios neoliberais adotados negam a importância das estatais, que trabalham para desenvolver o país de forma sustentável. 


Assinaram o documento os conselheiros Maria Rita Serrano (Caixa), Débora Fonseca (Banco do Brasil), Willian Saab (BNDES), Inálio Vieira Cruz (Basa) e Rheberny Oliveira (BNB).


Confira na integra o manifesto: