Notícia

[Sindicato participa de debate sobre Previdência ]

Sindicato participa de debate sobre Previdência

Postado dia: 09/10/2019 - 13:14

Para debater os reflexos da reforma da Previdência para população, em especial de baixa renda, o Sindicato dos Bancários da Bahia participou nesta terça-feira (08/10), de um evento organizado pelo SESCAP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia). Especializado em Direito Previdenciário, o presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, foi o palestrante.


Na ocasião, foi apresentado um panorama orçamentário da Previdência. Os números comprovam que a principal responsável pelo rombo nos cofres do governo é dívida pública. De acordo com a Auditoria Cidadã, o valor atingiu R$ 5,9 trilhões em agosto. 


Segundo Augusto, o principal obstáculo no orçamento público é a rolagem na conjectura das dívidas, que jamais teve uma auditoria. Além disso, o governo compromete quase metade do orçamento para pagar juros aos bancos. 


Enquanto o andar de cima da pirâmide social é privilegiado, os trabalhadores têm os direitos retirados e a reforma da Previdência tira um deles: a aposentadoria. A proposta amplia a idade mínima para solicitar o benefício, reduz o valor dos benefícios, prejudicando, especialmente, o cidadão de baixa renda.


O Sindicato dos Bancários da Bahia segue realizando e participando de atividades em defesa da Previdência nos diversos espaços das Universidades, bairros, escolas e em outras entidades sindicais, com a finalidade de esclarecer a população e levar a mensagem em defesa dos direitos sociais e da Constituição de 1988. 


A advogada do Sindicato da Bahia, Ângela Mascarenhas, também participou do evento que teve ainda a presença de profissionais contabilistas, liberais, empresários e trabalhadores em geral.