Notícia

[Sindicato e AGECEF debatem situação da Caixa ]

Sindicato e AGECEF debatem situação da Caixa 

Postado dia: 09/10/2019 - 11:41

A ameaça de desmonte na Caixa tem gerado uma série de fatores determinantes para o futuro dos bancários. É por isso que o Sindicato da Bahia está atento aos constantes ataques do governo. Em reunião com a AGECEF (Associação de Gestores da Caixa), realizada nesta terça-feira (08/10), o presidente Augusto Vasconcelos chamou a atenção para as possíveis consequências do desmonte do banco. Entre elas, a retirada da exclusividade da Caixa na gestão do FGTS e, posteriormente, a privatização.   


De olho no lucro da estatal, as empresas privadas querem gerenciar o banco, evidentemente para encher os respectivos cofres. Acontece que os brasileiros em geral serão prejudicados. A população de baixa renda mais ainda, pois os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ficarão ameaçados.


O cenário é agravado com a possibilidade de privatização das loterias, da área de cartões e de seguros da Caixa. Outras medidas também causam uma série de problemas aos empregados, como a CGPAR 23 que compromete as assistências médicas das estatais. 


Diante do cenário, dezenas de gestores participaram do debate, entendendo a importância de ampliar a defesa da Caixa contra a privatização e pela preservação dos direitos dos trabalhadores. 


Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos, é tempo de unidade e resistência. Entre os participantes, a diretoria e o presidente da AGECEF, Antônio Messias.