Sindicato sai em defesa da Caixa 100% pública

A Caixa alcançou lucro de R$ 8,1 bilhões no primeiro semestre de 2019. O resultado só reforça o quanto o único banco 100% público do Brasil é rentável e nada justifica a ânsia do governo em fatiar um dos patrimônios brasileiros. Foi com este discurso que os diretores do Sindicato da Bahia e da Federação da Bahia e Sergipe conversaram com clientes e empregados das agências de Itapuã e do Shopping Salvador Norte, em São Cristóvão.


No segundo dia seguido de manifestações, os diretores das entidades reforçaram que o ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmou diversas vezes que vai privatizar tudo o que puder. E a Caixa está na lista. O governo quer vender a preço de banana áreas rentáveis, como as loterias, ativos, seguros e cartões.


A mobilização é contra o desmonte da instituição financeira. Ter uma Caixa mais forte é ter um Brasil com mais moradia, educação, crédito e mais investimento. As ameaças em torno do FGTS, com a intenção de entregar a previdência de milhões de brasileiros aos bancos privados, também foram lembradas nos protestos. 


Além de ser uma garantia de longo prazo para o trabalhador, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que é gerido pela Caixa, também impulsiona o desenvolvimento do país. Os recursos já beneficiaram 98% dos municípios.