Em reunião do GT de Saúde, Itaú frusta

Era para o Itaú dar retorno à representação dos trabalhadores sobre as reivindicações apresentadas em julho. Mas, não foi o que aconteceu na reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde, realizada  nesta quinta-feira (12/09), em São Paulo. 


Sobre o parcelamento da antecipação prevista na cláusula 29, nada de retorno. A proposta é que o Itaú avalie a questão de que o desconto para o pagamento da antecipação não ultrapasse os 30% do salário, conforme diz a lei. 


Os bancários denunciaram os erros cometidos pelo banco com a perda de agendamento na perícia do INSS (Instituo Nacional do Seguro Social). A empresa reconheceu a falha e disse que paga o salário do trabalhador no período até o reagendamento da nova perícia. 


A história, no entanto, é diferente. A verba está sendo apontada no sistema como adiantamento ou salário emergencial e é descontada integralmente no retorno. Não dá para o bancário ser penalizado. O movimento sindical quer um canal alternativo de comunicação de afastamento do trabalhador. 


Outra cobrança do Coletivo de Saúde dos trabalhadores foi o posicionamento do banco sobre metas para estagiários e jovens aprendizes, que têm sido utilizados como "bancários". O que o Itaú tem de fazer é contratar mais trabalhadores para suprir a demanda das agências.   


Readaptação
O Coletivo já havia cobrado retorno do banco sobre as metas impostas aos trabalhadores que estão em readaptação. Além de serem cobrados por uma carteira de clientes que já perderam, os bancários voltam ao mesmo local de trabalho, ou seja, onde adoeceu.