SBBA cobra porta giratória no Santander da Vitória 

O Sindicato da Bahia e a Federação da Bahia e Sergipe seguem na luta para cobrar a recolocação da porta giratória e o retorno dos vigilantes no Santander do Corredor da Vitória, em Salvador. A pedido do secretário municipal de Ordem Pública, Felipe Lucas, os diretores das entidades se reuniram com a coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor, Eva Pestana, nesta quinta-feira (12/09).


Segundo a representante da Codecon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), o banco espanhol já foi notificado e está dentro do prazo para responder. Caso a empresa não tome nenhuma atitude, será autuada. Agora, o SBBA e a Feeb aguardam os próximos passos do órgão. 


Graças à interlocução da vereadora Aladilce Souza (PC do B-BA), o SBBA e a Feeb conseguiram uma audiência, nesta terça-feira (10/09), com o titular da SEMOP (Secretaria Municipal de Ordem Pública). 


Com a justificativa de que a unidade foi transformada em PA (Posto de Atendimentos), o Santander retirou o equipamento de segurança no Corredor da Vitória. Mas, as entidades estão mobilizadas para que o banco cumpra a lei municipal nº 4759/1993, que determina a instalação de portas giratórias nas agências e nos postos de serviços bancários. 


Mesmo sem caixas, a unidade funciona com movimentação de numerários nas máquinas de autoatendimento, deixando bancários e clientes expostos. Sem vigilantes e sem porta giratória, a agência, que possui histórico de assaltos, está sem nenhum plano de segurança. Absurdo. Por conta disto, o Sindicato e a Federação fecharam o local por quatro dias em agosto.


É inacreditável a falta de preocupação do Santander com a vida dos funcionários e clientes, mesmo com lucro de R$ 7,12 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano. Para reforçar, nesta sexta-feira (13/09), as entidades entram com ofício na Decon (Defesa do Consumidor) na tentativa de conseguir solucionar o problema o quanto antes.