Audiência sobre saúde do trabalhador segunda

Para debater as perspectivas e desafios para a saúde do trabalhador, prejudicada em meio a atual conjuntura, será realizada audiência pública na segunda-feira (16/09), às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia.  O tema do evento é O desmonte da saúde do trabalhador no Brasil e as suas repercussões no estado da Bahia.


Dentre os temas que serão obejeto de discussão na audiência estão as medidas impostas pelo governo que retiram direitos e prejudicam a saúde física e mental dos trabalhadores. Um exemplo disso foi a decisão de flexibilizar as NRs (Normas de Segurança). A ação causa insegurança na qualidade do atendimento médico e nos procedimentos de segurança no ambiente de trabalho. 

Pela rotina exaustiva, os trabalhadores têm apresentado algum tipo de problema de saúde decorrente do estresse que é submetido. Muitas vezes, como consequências da pressão, são acometidos por distúrbios psicológicos. No caso dos bancários, a realidade que adoece é a imposição de metas abusivas, assédio moral e sobrecarga de trabalho pela falta de pessoal.


A audiência pública é uma iniciativa da CLST (Comissão Local de Saúde dos Trabalhadores) da DIVAST (Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador).