Os brasileiros são contra privatizar as estatais

O povo sabe que entregar o patrimônio público para o capital privado é uma medida descabida do governo Bolsonaro. Pesquisa Datafolha aponta que 67% dos brasileiros são contra as privatizações. Apenas 25% são a favor. 


Atualmente, 17 estatais estão na lista. Mas outras empresas públicas correm risco. É o caso do Banco do Brasil e da Caixa, essenciais para o crescimento do país e pela gestão de políticas de inclusão social, que ajudaram o Brasil a reduzir a pobreza e sair do Mapa da Fome.


A Caixa, por exemplo, é a empresa da habitação. Cerca de sete em cada 10 brasileiros utilizam o banco no financiamento habitacional. A instituição também é responsável por 90% da moradia popular. Para se ter ideia, mais de 5 milhões de famílias foram beneficiadas com o Minha Casa, Minha Vida


Milhares de brasileiros poupam na Caixa que hoje tem cerca de 80 milhões de contas. Não é só isso. É na instituição financeira que são pagos os benefícios dos trabalhadores, como o seguro-desemprego, abono salarial e o PIS. 


A loterias, que o governo quer vender no próximo mês, contribuem com a segurança, educação, saúde, cultura, Seguridade Social e Esporte. De toda a arrecadação, 37% vão para os programas sociais.


A lista das empresas que correm risco é grande. A Petrobras - uma das 10 maiores petroleiras do mundo - também está nela. O governo Bolsonaro pretende entregar uma das maiores reservas de petróleo do mundo a grupos estrangeiros. Segundo a grande mídia, além da BR Distribuidora e da TAG, a venda da empresa será acelerada até o fim do ano com o leilão de metade das refinarias. A intenção é privatizar tudo até 2022. Um escândalo.