Notícia

[Reunião vai discutir fortalecimento do BNB ]

Reunião vai discutir fortalecimento do BNB 

Postado dia: 13/09/2019 - 09:27

Debater temas relacionados aos direitos e conquistas dos trabalhadores, às ameaças do governo Bolsonaro ao BNB, à questão regional e à economia do país será o principal objetivo da 56ª (Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB). O tema do evento, que acontece domingo e segunda-feira (15 e 16/09), em Brasília (DF), será Política Nacional de Desenvolvimento: o recorte regional em discussão.


Os números escancaram a incoerência do governo de tentar fundir a instituição financeira ao BNDES. O Banco do Nordeste lucrou R$ 744,8 milhões no primeiro semestre de 2019, alta de 223% no comparativo com o ano passado. 


Os ativos apresentaram aumento de 2,8% e bateram na casa dos R$ 59,7 bilhões em 12 meses, incluindo recursos disponíveis do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. O FNE representa quase 73% do financiamento do BNB e é responsável por colaborar com novas atividades de desenvolvimento de forma sustentável, a exemplo de projetos de microgeração e distribuição de energia elétrica de origem solar e eólica.


Audiência
No dia 17, às 9h, a Câmara Federal realiza audiência pública para tratar da perspectiva de recorte para os bancos regionais, prevista pela nova PNDR (Política Nacional de Desenvolvimento Regional). O evento acontecerá no auditório Nereu Ramos da Casa.


Farão parte do debate o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o deputado Júlio César (PSD-PI), coordenador da Bancada do Nordeste, os presidentes do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, da AFBNB, Rita Josina, e do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, respectivamente.