Equacionamento deixa aposentados com pouco

Quem pensa que o aposentado não tem dívidas, está muito enganado. Cerca de 66% dos brasileiros inativos possuem algum tipo de comprometimento financeiro e mais da metade do valor que recebem mensalmente é para quitar as dívidas. 


Com os aposentados da Caixa há outro complicador que tem tirado o sono. Pesquisas apontam que 40% têm o rendimento mensal comprometido com o pagamento de dívidas. Além disso, outros 20% são descontados nas contribuições extraordinárias da FUNCEF. 

 

No fim das contas, sobram 40% para suprir as necessidades, como alimentação, moradia, remédios e, inclusive, com familiares. Apenas 15,5% dos aposentados relatam conseguir guardar algum dinheiro para possíveis eventualidades.

 

A situação pode piorar, pois a cada dia tem aumentado o número de aposentados que assumem as despesas de toda a família, uma das consequências da crise econômica e do desemprego elevado. 


Na Caixa, segundo a pesquisa, quase 70% dos casos de aposentados possuem até quatro dependentes e 57,4% ajudam financeiramente algum membro da família. Enquanto muita gente passa sérias dificuldades em decorrência dos equacionamentos, a direção da Fundação faz de conta que está tudo bem e nada faz para amenizar os prejuízos.