O Setembro Amarelo é pela preservação da vida

Uma importante campanha em defesa da vida. Assim é o Setembro Amarelo. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.


De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo. No país, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia. No mundo, são 1 milhão de pessoas.


Mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais. Metas abusivas, cobranças constantes por resultados, assédio moral e pressão são situações constantes no ambiente de trabalho e que levam ao adoecimento e, muitas vezes, ao suicídio. 


No caso dos bancários, as sucessivas mudanças no trabalho, consolidadas com a incorporação das novas tecnologias, a automação dos processos, a terceirização e a implantação de práticas de gestão neoliberais intensificaram o sofrimento e afetaram de forma nociva a saúde dos trabalhadores.

 
Tanto que a categoria é uma das mais afetadas no mercado de trabalho com as doenças. Segundo dados do INSS, 36 mil bancários se afastaram das atividades em apenas dois anos (2016 e 2017) por problemas de saúde, mais da metade por conta de transtorno mental.