Delegados fazem "passeio" pela história da categoria

Compreender o histórico de luta dos bancários é necessário para permanecer na resistência diante do governo nefasto que desmoraliza os trabalhadores. Assim foi a continuação da programação do Curso de Formação Sindical para Delegados Sindicais, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (06/09), com a palestra sobre Lutas e Conquistas dos bancários ao longo do tempo, ministrada pelo presidente da Feeb (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe), Hermelino Neto.


Durante sua fala, Hermelino relembrou as conquistas da categoria, citando a Convenção Coletiva de. Para o presidente da Feeb, ao longo dos anos, os trabalhadores acompanharam o processo de privatização com os tradicionais em leilões das empresas públicas. Porém, na atual conjuntura, a estratégia é pulverizar as empresas, liquidando todos os setores. 


Logo em seguida, as Comissões de Empresas dos Funcionários informaram sobre a atual situação de cada banco. Representando o BNB, a diretora Jeane Passos argumentou que a instituição não tem motivos de privatização, a não ser político. Representando o BB, o diretor Fábio Ledo relembrou o calendário de mobilizações em defesa da Cassi, com várias manifestações em setembro.


O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, representou a Caixa e falou das vendas dos ativos do banco. Além da Lotex, que já tem data marcada para leilão, estão na mira do governo a área dos cartões, seguros e gestão de ativos. Outro fato preocupante são os 17 projetos de lei que tramitam pela Câmara para tirar do banco público a administração do FGTS.


Para os bancários presentes, a informação proposta pelo Sindicato serve como formação de para futuras discussões e formação de base para compor a frente contra os desmanches do governo.