Delegado sindical é essencial ao movimento

Em um momento de tantos ataques aos trabalhadores e aos bancos públicos, ameaçados de privatização pelo governo federal, é fundamental que os bancários estejam ao lado do Sindicato, ajudando na construção da entidade e dando força para a luta em defesa dos direitos e da soberania nacional. Esse é um dos papeis do delegado sindical, um elo fundamental entre a categoria e o Sindicato.


Para tratar sobre essa função essencial, o Sindicato realiza, durante a diplomação dos delegados eleitos, nesta sexta-feira (06/09), um curso de Formação Sindical. "É essencial ter trabalhadores que se coloquem à disposição de maneira voluntária para auxiliar na causa coletiva, diante dos ataques que o governo faz ao movimento sindical", ressaltou o presidente da entidade, Augusto Vasconcelos.


Uma das palestrantes, a supervisora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias, destacou a importância de a categoria ter o acordo coletivo que garante os direitos conquistados ao longo da história, sobretudo na atual conjuntura política e econômica, de perdas para os trabalhadores.

 
Vale lembrar que, graças a convenção coletiva de trabalho, válida por dois anos, os bancários são um dos poucos que terão aumento acima da inflação neste ano. Com o INPC em 3,43%, conforme divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (06/09), o reajuste será 4,43%. 

O que dizem os delegados
O delegado "é o elo entre sindicato e trabalhadores, que deve auxiliar a entidade na tomada de ações para defender os interesses dos bancários", disse Florival Bonfim, da agência do BB Morro de Cristo.


Opinião compartilhada por Janaína Vinhático da Caixa, agência Canela. "O delegado sindical é importante para que a gente possa aproximar os colegas do Sindicato, incentivando a participação da categoria". Murilo Bezerra, do BNB Alagoinhas, defende que o "momento é para unir forças, mais do que nunca".