PLR da categoria é fruto de união e mobilização

Os bancários são conhecidos pelo poder da mobilização. Como resultado da luta histórica, desde 1995 a categoria tem direito à PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Há quase 25 anos o movimento sindical garantiu a assinatura da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), fixando uma participação de 72% do salário mais um valor fixo de R$ 200,00.


No governo Lula, em 2003, os trabalhadores dos bancos públicos também passaram a ter direito à PLR. A vitória foi fruto da Campanha Nacional Unificada e um forte movimento de greve. Em 2005, o funcionalismo do BB garantiu mais um adicional de 4% do lucro líquido para ser dividido linearmente. Cinco anos depois, os empregados da Caixa e do BNB conquistaram a PLR Social em acordo específico. 


Outra vitória em relação à Participação nos Lucros e Resultados é que o benefício passou a ter isenção e descontos na tabela do imposto de renda em 2012. Após 12 dias de greve em 2016, a categoria conquistou junto à CCT um adicional na PLR. Atualmente, o valor representa 2,2% do lucro líquido dos bancos.