TST encurrala trabalhador se não ganhar causa

Como se não bastassem tantos males provocados pelo governo Bolsonaro contra o povo brasileiro, em particular as camadas mais necessitadas da população, o Judiciário resolve dificultar ainda mais a vida do trabalhador brasileiro, cerceando o direito de recorrer à Justiça do Trabalho, caso sinta-se prejudicado.


Em uma atitude que só faz favorecer o capital, duas turmas do TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiram reafirmar a famigerada deliberação da reforma trabalhista, que obriga o trabalhador, no caso de perder a causa, a pagar os honorários advocatícios da empresa ou da parte reclamada. 


Cabe ao pleno do TST tomar a decisão final, mas diante da posição assumida por duas turmas, a tendência é a manutenção das restrições ao trabalhador, que inevitavelmente passa a ficar com medo de acionar judicialmente o patrão, perder a causa e ter de pagar os honorários do advogado que o defendeu e também da parte reclamada.


O ultraliberalismo que Bolsonaro defende e muita gente se deixou enganar é assim. Sem direitos trabalhistas, civis, humanos e muito menos liberdade.