Defesa dos públicos nas esferas estadual e municipal


A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos quer ampliar a atuação nos estados, capitais e municípios para auxiliar o fortalecimento dos estatais. A participação dos mais de 200 integrantes como agentes disseminadores no combate à venda das instituições financeiras estatais será fundamental.


O governo sinaliza um forte ataque para enfraquecer as empresas e desmontar as garantias sociais, fruto de anos de mobilização. Como a Frente é composta por deputados, senadores e representantes de movimentos sociais e de entidades bancárias, todos devem se comprometer para abrir mais espaço para o debate.


Durante audiência na Câmara Federal, na semana passada, foi ressaltada a importância da necessidade de colocar os parlamentares à disposição nos eventos de mobilização. A privatização dos bancos públicos que atuam no âmbito nacional e regional, como Caixa e BNB, respectivamente, significaria um retrocesso no desenvolvimento do país.


No intuito de intensificar o combate aos ataques às instituições, foi sugerida a criação de um observatório para a produção de conteúdos que abordem assuntos e denúncias relacionadas às ações empreendidas pelo governo e representem ameaça de privatização das estatais.