Comando reivindica o cumprimento do ACT

Os representantes dos trabalhadores estão atentos às ameaças constantes do governo. Na reunião com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), o Comando Nacional dos Bancários tratou da Medida Provisória 881 e cobrou o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. 


Os trabalhadores não podem ser penalizados por qualquer mudança contida na iniciativa. A MP 881 libera o trabalho aos finais de semana e feriados, além de acabar com a obrigatoriedade da criação da CIPA, instrumento fundamental para a prevenção de acidentes de trabalho.


O presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que participou da reunião desta quinta-feira (11/07), considera a medida extremamente nociva para a categoria. “Isso vai piorar ainda mais a situação dos trabalhadores em caso de adoecimento e acidentes”, ressaltou. 


Na oportunidade, o Comando Nacional ainda reivindicou aos bancos o abono da greve geral em 14 de junho. Os valores referentes à mobilização estão sendo descontados dos bancários. Segundo a Fenaban, a orientação é para que seja descontado somente um dia e não de três, como aconteceu em alguns bancos. Os representantes dos trabalhadores insistiram para que revejam o desconto.