Mobilização em defesa ao direito à aposentadoria

O direito à aposentadoria está ameaçado com a reforma da Previdência. A proposta é mais um ataque do governo Bolsonaro, mas a mobilização nas ruas tem poder. O ato realizado na manhã desta quarta-feira (10/07), na praça da Piedade, reforçou, mais uma vez, a necessidade de resistência da sociedade. 


O substitutivo à PEC 006/2019 apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB/SP) alterou alguns pontos da reforma, como a retirada do regime de capitalização, porém a suposta economia sugerida pelo governo continuará sendo paga pelos trabalhadores. 


O relator manteve o fim da aposentadoria por tempo de contribuição e a obrigatoriedade de idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens requerem a aposentadoria. Além disso, foram mantidas as regras de transição descritas na PEC para servidores, professores e demais profissionais do magistério, incluindo as regras de cálculo do benefício, que reduzem o valor do benefício.


O presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, destacou que esta quarta-feira (10/07) é um dia importante para a nação brasileira, pois a PEC 006/2019 deve ser votada no plenário da Câmara Federal. “Saberemos quem são os traidores do povo e quem está no nosso lado. Eles querem aprovar a reforma da Previdência com a pseudo justificativa de combate aos privilégios, mas atinge em cheio a população mais pobre”, afirmou.