Ato pressiona contra a reforma da Previdência 

Resistência e união são os caminhos para barrar a reforma da Previdência, que põe em risco a aposentadoria de milhões de brasileiros. Em Salvador, a população tem a oportunidade de ficar por dentro da proposta durante ato, nesta quarta-feira (10/07), às 10h, na praça da Piedade.


A intenção é chamar a atenção para o que está em jogo e aumentar a mobilização dos trabalhadores em defesa do direito à aposentadoria. Mesmo com algumas mudanças, a PEC 006/2019 prejudica os brasileiros e, caso aprovada, vai acabar com a possibilidade de o trabalhador ter um descanso com dignidade. 


O substitutivo da reforma retira o sistema de capitalização, mas mantém o item que acaba com a possibilidade de aposentadoria apenas por tempo de contribuição. Também conserva o ponto sobre o aumento da idade mínima para requerer o benefício - 65 anos para os homens e 62 anos, mulheres. 


Não é só isso. Foi mantida a obrigatoriedade de 20 anos de contribuição, ou seja, mão basta alcançar a idade mínima para se aposentar. É preciso também contribuir por 20 anos, mas o valor a receber será de apenas 60%. Para ter direito a 100% do benefício, terá de contribuir por 40 anos.