Prejuízos da reforma da Previdência em debate 

Os impactos da reforma da Previdência na vida do trabalhador brasileiro foram debatidos na manhã desta segunda-feira (08/07), na ASSUFBA. Com a previsão de análise da matéria no plenário da Câmara Federal nesta terça-feira (09/07), as discussões são essenciais para fortalecer a resistência. 


Para explicar os pontos nocivos da PEC 06/19, a deputada federal Alice Portugal fez uma rica explanação. Afirmou que o déficit previdenciário tão propagado não existe e que é preciso ter cuidado com as notícias divulgadas.


Apesar de ter retirado a capitalização da proposta, o item deve ser apresentado neste segundo semestre como Medida Provisória ou projeto de lei. 


Para Alice Portugal, “a Previdência é matéria rica. Não podemos abrir mão como se fosse tributo que se põe e se tira. O trabalhador contribui para que, quando a capacidade de trabalho cessar, possa gozar da aposentadoria”. 


Presente no debate, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, lembrou que “a maioria dos aposentados ganha até dois salários mínimos. Com a reforma, terão de trabalhar mais para receber menos. Esse são os privilegiados?”, indagou.