Pedro Guimarães dá explicação na Câmara

Desde que foi empossado como presidente da Caixa, Pedro Guimarães só tomou atitudes e fez anúncios polêmicos que colaboram para o desmonte da instituição. Agora, terá de esclarecer as ações em audiência pública, nesta terça-feira (09/07), às 14h, no Plenário 12 da Câmara Federal.


Fica claro que a intenção é enfraquecer o papel social da Caixa. Na lista de medidas prejudiciais estão a privatização das loterias, a retirada da instituição do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e a saída de 3,5 mil empregados através do PDV (Plano de Desligamento Voluntário).


A expectativa é que o presidente da Caixa também explique o cronograma da abertura capital (privatização) das áreas mais rentáveis e estratégicas, como seguros, cartões, gestão de terceiros e loterias.


Outro questionamento que deve ser respondido é a transferência dos recursos tomados ao Tesouro Nacional por meio do Instrumento Híbrido de Capital e Dívida. Foram devolvidos R$ 3 bilhões, tomados entre 2007 e 2013, que não tinham prazo de vencimento. 


Guimarães ainda terá de explicar sobre a proposta de manobra contábil com a provisão extraordinária de até R$ 7 bilhões para cobrir perdas esperadas com calotes na carteira de financiamento imobiliário e a desvalorização de imóveis retomados pelo banco. 


Também realizou nomeações polêmicas em cargos estratégicos do maior banco público da América Latina. O requerimento de audiência pública foi proposto pela deputada federal, Érica Kokay (PT-DF).