Vote na enquete contra trabalho sábado

A Comissão Mista do Congresso Nacional pode votar nesta quarta-feira (10/07) o parecer da MP 881, que fere a Constituição federal no quesito dignidade da pessoa humana e permite o trabalho no fim de semana, escancarando a escravidão moderna. A categoria bancária está na lista das podem ter o direito ao descanso suspenso pelo governo Bolsonaro. A mobilização é essencial para evitar que a proposta avance.


Uma das formas é participando da enquete realizada pelo Senado. Basta clicar AQUI e votar contra a proposição. Quanto mais pessoas participarem, melhor. Então, vale passar o link para a família e amigos, afinal, como tudo no governo Bolsonaro, a Medida Provisória beneficia apenas os empresários.


Chamada de MP da Liberdade Econômica, a matéria altera seis leis, quatro livros do Código Civil e um decreto lei, ignorando o dispositivo constitucional que prevê que a própria ordem econômica deve ser estabelecida "conforme os ditames da justiça social, assim como deve ter como objetivo "assegurar a todos a existência digna".


No caso dos bancários, a iniciativa ainda desrespeita a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), passando por cima de conquistas históricas como o descanso semanal remunerado sábado, domingo e feriado e a jornada de seis horas. Também ignora um problema grave: a insegurança nas agências que tende a aumentar, já que no fim de semana cai a circulação de pessoas nas ruas das cidades.