Brasileiros aceitam tudo para garantir a renda

Com a recessão econômica e a falta de emprego, os brasileiros estão aceitando qualquer ocupação para garantir o sustento da família no fim do mês. A realidade atinge todas as faixas etárias, afirma o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).


A taxa de desemprego no país está em 12,3%. Em números, cerca de 13 milhões de pessoas estão sem trabalho. Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada) mostram que a parcela de trabalhadores graduados que trabalham fora da área de formação chega a 38%. Entre os jovens, a taxa é maior, 44,2%. Maior patamar desde o início da série histórica, em 2012.
 

Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil vivencia um momento de desemprego crônico. O número de pessoas sem trabalho há mais de dois anos alcançou 3,3 milhões no primeiro trimestre de 2019, aumento de 42,4% em quatro anos.
 

A economia travada é motivo de barganha. Para destravar, o governo diz ter de aprovar uma reforma da Previdência arbitrária e desonesta com o povo. Assim como fez Michel Temer com a reforma trabalhista que prometia gerar 8 milhões de empregos, mas o que se vê é apenas precarização do trabalho.